Festival do Rio
DE 6 A 16 DE OUTUBRO


Berlinale Talents TALENT PRESS RIO – WORKSHOP PARA CRÍTICOS DE CINEMA DE PAÍSES LUSÓFONOS


Língua materna de aproximadamente 240 milhões de pessoas, o português é o sétimo idioma mais falado no mundo. Apesar de ser a língua oficial em nove países distintos, a situação sócio-econômica entre eles é extremamente divergente, porém, nos últimos anos, a cooperação entre essas nações cresceu muito, chamando a atenção de diferentes instituições.

Em uma sociedade democraticamente organizada, a imprensa desempenha um papel fundamental. Ela é essencial para o desenvolvimento do processo político, social e cultural. A educação e a formação dos jornalistas e críticos é um elemento-chave do jornalismo de alta qualidade e do diálogo lusófono entre culturas.

 

O TALENT PRESS RIO

Fruto da parceria entre o Berlinale Talents, o Festival do Rio, o Goethe Institute a FIPRESCI – (Fédération Internationale de la Presse Cinématographique), o Talent Press Rio tem como objetivo contribuir para a formação e treinamento de críticos de cinema que redigem em português,  gerar oportunidades de intercâmbio entre os países de língua portuguesa nos campos da cultura, bem como reforçar os laços culturais em seus respectivos países, aperfeiçoando-os.

O Talent Press Rio será realizado no âmbito do Festival do Rio – Rio International Film Festival -, que comemora, neste ano de 2016,  sua 18ª edição. O workshop acontecerá entre os dias 10 e 14 de outubro de 2016. Serão selecionados seis participantes de países lusófonos - três brasileiros e três oriundos de outros países lusófonos - para acompanhar a programação do Festival do Rio, seminários, mesas-redondas e masterclasses, a fim de desenvolver conteúdo jornalístico relacionado a essa programação, sob a orientação de dois tutores.
Este novo evento no Rio será a sexta edição no âmbito da iniciativa internacional dos trabalhos da Berlinale Talent Press. Workshop para críticos e jornalistas iniciantes também são realizados em Berlim, Buenos Aires, Durban, Guadalajara e Sarajevo.

Por meio da tutoria e da troca de experiências com pessoas de todo o mundo, o projeto Talent Press Rio visa desenvolver e aprimorar as habilidades editoriais dos selecionados, bem como oferecer a oportunidade de construir uma rede de networking  sadia que contribua para a internacionalização da crítica entre países lusófonos.

Todo o material produzido pelos participantes será publicado nos sites do Festival do Rio, do Goethe-Institut, da FIPRESCI e do Berlinale Talents. Além disso, o conteúdo também constará nos dailies impressos do Festival do Rio.

 

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Estarão aptos a concorrer a uma vaga no Talent Press Rio aqueles que:

 

INCRIÇÕES:

Os interessados poderão se increver através do formulário de inscrição abaixo, até o dia 22 de junho de 2016.
A lista de divulgação com os nomes dos contemplados será publicada, até o dia 15 de agosto de 2016, nos sites do Berlinale Talents, Festival do Rio, Goethe-Institut e FIPRESCI.

Os candidatos selecionados serão automaticamente credenciados no Programa Oficial do Festival do Rio, que acontecerá de 06 a 16 de outubro de 2016 .

Aos participantes não residentes do Rio, o Talent Press Rio oferecerá passagem aérea em classe econômica, hospedagem em quartos duplos e alimentação durante todo o período de sua programação.

INSCREVA-SE AQUI PARA O TALENT PRESS RIO
Obs.: As perguntas do formulário são em inglês, porém todos os campos podem ser preenchidos em português!

 

 

Berlinale        Goethe         Fipresci